Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Ruptura Silenciosa | Intersecções entre Arquitectura e o Cinema

Ruptura Silenciosa é um projecto que estuda a proximidade entre os movimentos de renovação no cinema e na arquitectura em Portugal no período entre as décadas de 60 e 70, tendo em conta o contexto social, cultural e político da época. A abordagem não se limita somente ao contexto Português, mas aborda também as ligações entre Arquitectura e Cinema a nível internacional focando movimentos como a Pop Art ou a Nouvelle Vague.

Este projecto assume-se como um "fórum para investigadores que queiram explorar a relação entre a história do espaço urbano, da arquitectura e das imagens em movimento em Portugal. O Projecto propõe aos participantes a oportunidade de partilhar reflexões a partir de um discurso fílmico sobre a arquitectura assim como uma leitura espacial do cinema, cruzando as fronteiras das duas disciplinas."

No próximo dia 10 de Maio serão exibidas duas curtas metragens realizadas no âmbito deste projecto: Sizígia (2012) e A Casa ao Lado (2012), ambas de Luís Urbano. A exibição das curtas decorre a partir das 18h30, no Auditório do Complexo Multidisciplinar do Instituto Superior Técnico.

 

Saibam mais sobre este projecto: Ruptura Silenciosa